Calibragem de Pneu: Tabela de Pressão e tudo que precisa saber

Calibragem de pneu é uma coisa que poucos motoristas se atentam a fazer, algumas pessoas só lembram de calibrar os pneus quando estão de saída para viajar ou prontos para a estrada.

Não conferir a pressão dos pneus pode ser algo prejudicial e até mesmo perigoso dependendo da situação. Com a calibragem de pneu correta, as peças e componentes do carro serão poupados e terão uma maior vida útil.

Lembrar disso é importante porque além de trazer segurança a você e sua família, também vai ajudar a poupar gasolina na viajem. Rodar com pneus murchos faz com que o motor do carro se esforce mais, aumentando assim o gasto de combustível em até 20%.

A calibragem incorreta dos pneus, faz com que a aderência seja prejudicada, assim reduzindo o controle e estabilidade do veículo. Assim, trouxemos nesse artigo tudo que você precisa saber sobre a calibragem de pneus, tanto de carros quanto de motos, assim garantindo sua segurança e conforto na viagem.

Com qual frequência deve-se calibrar os pneus?

O ideal é calibrar os pneus de 15 em 15 dias caso você use bastante o carro, e em outras ocasiões a cada 30 dias. Outra maneira indicada para calibrar os pneus é por exemplo a cada 500km rodados com o carro.

Além disso, lembre-se de sempre calibrar os pneus antes de viajar. Isso vai garantir uma maior segurança e conforto dos passageiros e do motorista durante a viajem. Com isso, sua economia de gasolina e as peças estarão garantidas.

Com a calibragem correta, de 15 em 15 dias ou de até 30 dias dependendo do quanto você usa seu carro, tudo estará em conformidade para uma passeio seguro.

Como sabe se o pneu precisa calibrar?

Você pode notar a diferença de um pneu para outro e caso ele esteja murcho, a calibração deve ser imediata. Outros aspectos a serem notados é a dificuldade em dirigir ou problemas com o carro em movimento.

Dessa forma, você terá que calibrar os pneus de acordo as especificações de seus veículo. Essas situações podem ser evitadas checando toda a semana como estão os pneus, ou então você pode marcar os dias para lembrar de conferir a pressão dos pneus.

Não esqueça de calibrar o estepe

Recomenda-se calibrar o estepe sempre 2 libras a mais, pois como ele fica parado no porta-malas, acaba esvaziando mais rápido. Caso haja um problema na estrada, ele estará totalmente preparado para ser utilizado.

Como o estepe é feito como medida de segurança caso um pneu estoure ou fure, é importante não esquecer. Inclusive, existe uma multa para quem não cuida do estepe.

O que acontece se eu calibrar o pneu a mais?

Se você calibrar o pneu com mais pressão do que o necessário, o carro poderá perder a estabilidade e os pneus não funcionarem com perfeição. O que pode ocasionar até mesmo a perda da direção.

Além disso, se você fizer a calibragem de pneu com muito mais pressão do que o necessário, a área de contato do pneu vai diminuir. Evite problemas futuros, faça a correta calibragem dos seus pneus seguinte a tabela de pressão para o modelo do seu veículo.

O que acontece se eu não calibrar os pneus?

Ao não calibrar os pneus e andar com eles muito murchos, a aderência e estabilidade com o chão diminui consideravelmente. Se a baixa pressão nos pneus for muito pequena, além de estragar a roda ainda pode causar o “detalonamento”, que é quando o pneu sai da roda durante a direção.

Tudo isso pode ser evitado caso faça a revisão e a calibragem correta, levando seu carro até um mecânico de confiança e garantido a segurança de sua viajem.

Quanto tempo um pneu pode ficar sem calibrar?

Em condições normais, é recomendado que faça a calibragem do pneu de 15 em 15 dias. Também é necessário calibrar o pneu quando ele estiver “frio”, ou seja, no máximo de 2 a 3 quilômetros rodados após ligar o veículo.

Se você ficar mais de 1 mês sem calibrar os pneus, sérios danos podem ser causados no veículo, em suas peças e também em sua estrutura. Não deixe para depois, torne isso um hábito de manutenção preventiva.

Como calibrar os pneus

A calibragem correta ajuda na conservação mantendo o nivelamento do carro e evitando danos tanto na estrutura quanto nas peças do veículo. Se você quer aprender a como fazer a calibragem correta, siga as instruções seguintes dependendo do veículo que você possui.

Como calibrar o pneu de um carro?

Para calibrar o pneu de seu carro é importante ficar atento a algumas coisas, como a quantidade de libras corretas e também se os pneus estão frios, ou seja, com menos de 3 quilômetros rodados. Após observar estes pontos pegue o manual do seu automóvel, todo carro possui um manual onde mostra a pressão correta de seus pneus.

Caso não tiver acesso ao manual do carro, siga as instruções abaixo.

O mais comum na calibragem é deixar os pneus dianteiros entre 28 e 36 libras e nos pneus traseiros coloque entorno de 30 a 40 libras. Mas é importante lembrar que isso varia com o porte do seu veículo, caso ele seja grande para o transporte de pessoas, a pressão nos pneus deve ser maior.

Nesse caso verifique qual é o tamanho dos pneus e confira a seguinte tabela para compreender quantas libras é necessário naquele pneu em específico.

Após descobrir quantas libras o seu pneu precisa, siga os seguintes passos para calibrar o pneu:

  1. Digitar o número correto no calibrador antes de acioná-lo;
  2. Retire a tampa da válvula de calibragem do seu pneu;
  3. Caso a ponta do calibrador tenha uma tampa, você deve apertá-la par encaixar e fixar;
  4. Coloque a mangueira do calibrador na válvula;
  5. Aguarde que o equipamento irá apitar e mostrar que a pressão ideal já foi alcançada;
  6. Coloque novamente a tampa na válvula de pressão do pneu.

Qual a pressão certa para calibrar o pneu do carro?

A pressão certa varia de acordo com o modelo e até mesmo as especificações do fabricante, por isso é importante consultar o manual do veículo. Pneus tem medidas diferentes, então sua calibragem também será diferente.

Pneus com o aro 13 165/70R13 precisam de uma pressão de 27 a 29 libras caso não tenha carga, agora se tiver cargas no carro será de 28a 30 libras. É importante saber que a pressão nos pneus varia acordo com o peso da carga que ele está levando, isso ajuda a manter a estabilidade.

Como calibrar o pneu da moto?

Para calibrar os pneus de uma moto é necessário que os pneus estejam frios. Não deixe para calibrar no final do dia, os pneus vão estar quentes e ganhar algumas libras devido à pressão do ar, isso atrapalha a calibragem na pressão correta.

Na moto Honda CG 160 cilindradas você deve colocar 25 libras no pneu da frente e 29 libras no pneu de trás. Em motos esportivas, esses valores vão de 26 a 30,5 PSI (26 e 30,5 libras) para os pneus da frente e 23 a 27,5 PSI (23 a 27,5 libras) para os pneus de trás.

Outros valores vão de acordo com as especificações de cada fabricante, encontradas em adesivos no painel ou perto das rodas. Calibrar o pneu de moto vai trazer mais segurança e satisfação na hora de dirigir.

Quantas libras no pneu de bicicleta?

A calibragem de pneu da bicicleta vária de acordo com o tamanho do aro e também o peso do cliclista. Para o aro 26 caso o ciclista tenha até 50 kg é de 29 a 31 PSI (29 ou 31 Libras), até 60 kg 31 a 33 PSI (31 ou 33 Libras) e até 70 kg 33 a 35 PSI (33 ou 35 Libras).

Siga as especificações do fabricante e as configurações de sua bicicleta, algumas bicicletas mais específicas como por exemplo as bicicletas esportivas, necessitam de uma pressão específica que pode variar em cada modelo.

Porque os pneus devem ser calibrados frios?

Ao calibrar os pneus frios você garante que não irá haver aumento de pressão dos pneus, caso você os calibre após rodar por muito tempo, o aumento da pressão do ar irá ocorrer naturalmente e pode alcançar até 10 libras.

Dessa forma uma leitura errada vai aparecer no painel e a calibragem não vai acontecer da maneira correta. Isso pode ocasionar todos aqueles problemas que já explicamos.

Quanto maior o pneu maior a pressão?

Pneus mais duros são os mais largos, eles tem uma estabilidade maior mas necessitam de maior trabalho do motor para fazer o atrito com o chão. Porém pneus mais finos como não tem tanta aderência com o chão, precisam de menos libras.

Dessa forma, quanto menor o pneu menor será a pressão e quantidade de libras necessárias para calibrar. Geralmente pneus mais largos precisam de maior pressão e muito mais libras, porque é necessário uma força maior do motor para vencer o atrito com o chão.

Onde calibrar o pneu?

Você pode calibrar seus pneus em postos de gasolina ou até mesmo em lojas de venda de pneus ou acessórios automobilísticos, a calibragem também pode ser feita em um mecânico de sua confiança. É possível fazer isso até mesmo em casa, caso você tenha os aparelhos corretos.

Ao calibrar se atente a fatores como a indicação do fabricante. Lembre-se de calibrar também o estepe e verificar se não tem nenhum furo no pneu e se a pressão está sendo mantida.

Calibragem de pneu com nitrogênio ou ar comprimido?

Ao utilizar nitrogênio as calibragens se tornam menos frequentes, é necessário ir menos vezes ao posto para fazer a calibragem do pneu. Se você usar nitrogênio o seu pneu vai perder pressão mais lentamente, vai demorar muito mais tempo para esvaziar.

Se você calibrar o pneu com ar comprimido, a perda de pressão será mais rápida, porque o ar comprimido se dilata mais facilmente. Assim seus pneus irão se esvaziar mais rápido.

Pode calibrar pneu com carro cheio?

Se você calibrar os pneus com o carro muito cheio isso pode comprometer o sistema de suspensão. Isso acontece porque ao dirigir por longas distâncias com a calibragem errada e carregando muito peso, a suspensão pode receber mais impacto.

Dessa forma, para garantir a estabilidade e também que não ocorra nenhum problema durante todo o trajeto tanto no asfalto quanto nas cidades, peça para seus passageiros que saiam do carro par que você coloque a pressão correta nos pneus.

Porque o pneu fica murcho com o tempo?

É natural que os pneus fiquem murchos com o tempo, o nome desse processo natural é permeação. Isso acontece porque o ar passa pela borracha, esse processo é bem mais devagar quando se utiliza nitrogênio para encher os pneus.

Agora, se os seus pneus estão murchando rápido demais, eles podem estar calibrados da maneira errada, ou também pode acontecer de existirem furos ou arranhões no pneu. Isso faz com que o ar escape mais rápido.

Quantas libras um pneu perde por semana

O pneu normalmente perde 1 PSI (1 Libra) por mês, e o ideal é que a calibração seja feita a cada 15 dias para maior estabilidade e menos perda de pressão. Outras coisas como furos ou arranhões no pneu podem fazer com que perca libras mais rapidamente.

Como descobrir o tamanho do pneu sem o manual

Verifique locais como o batente da porta do motorista, interior da porta do porta-luvas ou até mesmo na tampa do tanque de combustível. Nesses locais encontramos as especificações da montadora para o tamanho do pneu.

Outra maneira de saber o tamanho do pneu é olhando diretamente para os pneus, eles têm marcações como o tamanho do aro, R (Radial) ou P que significa que é um veículo de passeio. Outras marcações como o diâmetro que fica após a letra R ou em alguns casos a letra D (Diagonal).

Lembre-se que antes de pegar a pista sempre é necessário verificar os pneus, e caso necessário fazer a calibragem e a manutenção correta dos pneus. Assim você pode possíveis dores de cabeça no futuro.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe: